quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Trégua das águas e como surgiu o medo

Trégua das águas e como surgiu o medo


Certa vez, quando as chuvas deram de falhar, e a Jângal ficava cada dia mais seca, a caça rareava a cada dia que passava, e os animais estavam morrendo mais a cada dia.
 O único que engodava era Chill, o urubu que comia carniça, e como tinha carniça!
O Waingunga um grande rio que cotava a jângal era a única reserva de água ficava cada dia mais raso.
Foi quando Hathi, o elefante selvagem, viu no centro do rio surgir uma rocha brilhante,  ele reconheceu que era a Rocha da Paz.
Ele sabia que quando a rocha da paz surgia no centro do Waingunga era chegada a hora de decretar a trégua das águas; ergueu então sua tromba e como seu pai já havia feito a muitos anos  arás decretou a trégua das águas no jângal.
Segundo a Lei do Jângal, quando a trégua das águas é proclamada fica proibido caçar nas horas de matar a sede, pois os animais vinham magros de fome ao bebedouro. E mais importante que comer é beber.
Todos os animais do jângal, nessa época de seca se reuniam as margens do Waingunga  para falar da seca e das coisas que aconteciam.
Estavam lá Mowgli, Baguera, Baloo, Hathi e outros tanto animais quando, Shere-Khan o tigre manco chegou ao bebedouro para molhar sua grande cara listrada e todos repararam que a água ficou toda manchada de vermelho.

O Tigre comentou que tinha matado, não fazia uma hora, um homem.
Hathi perguntou a Shere-Khan se ele havia matado o homem por gosto ou para matar a fome
 Shere Khan respondeu sem cerimônia alguma:
-  Era meu direito e estava em minha noite de caça.
- Sim eu sei, disse Hathi. Se já acabou, então pode ir embora.
 Mowgli perguntou então sem entender de que direito Shere-khan falava:
- Que direito é esse que Shere-Khan falou Hathi?
- Trata-se de uma história muito antiga, mais antiga que o velho Jângal. Se quiserem ouvir façam silencio. Todo jângal silenciou e Hathi começou:
- No começo do Jângal, ninguém sabe quando foi nós convivíamos harmoniosamente, sem que tivéssemos medo uns dos outros. Não existia seca naquele tempo. Todos os animais alimentavam-se de folhas flores, frutas e cascas.
O Senhor do Jângal era Tha, o Primeiro dos Elefantes.
Foi a tromba de Tha que tirou o Jângal do fundo das águas e com suas as patas, se formaram lagos. Ocupado em criar novas florestas e abrir novos rios, Tha fez o primeiro dos Tigres, e deu a ele a função de mestre e o juiz do Jângal, para que se existisse alguma queixa, fosse feita ao primeiro dos tigres, já que Tha não tinha tempo.
Naquela época , o primeiro dos tigres comia ervas e  frutas como os demais, ele era grande, como eu sou, e belo de cor; tinha a cor das trepadeiras amarelas, nenhuma listra ou pinta marcava sua pelagem macia. Todos os animais chegavam perto dele sem medo, sua palavra era lei.
Todos ouviam atentamente a história de Hathi, inclusive Mowgli.
 - Certa noite, houve uma disputa entre dois gamos, pelas pastagens, que se resolveu a coices e chifradas. Os dois gamos foram à presença do primeiro dos tigres para por fim a discussão, porém durante a conversa, um dos gamos feriu o outro com um dos chifres e, o tigre, esquecido de que era o juiz, deu uma patada quebrando o pescoço do gamo.
Até aquela noite, ninguém havia morrido no jângal. 
A morte não era conhecida pelos animais  e o primeiro dos Tigres, vendo o que fez, sentiu-se atraído pelo cheiro de sangue, correu e mergulhou no mato. Ficando sem juiz, os animais passaram a disputar tudo, deixando o Jângal abandonada.
Quando Tha chegou, nãol he contaram o que havia acontecido, mas Tha percebeu o corpo do gamo. Ele perguntou o que havia acontecido e Ninguém respondeu, estavam todos doidos pelo cheiro do sangue.
Tha então deu ordem aos cipós e árvores de galhos baixos que margeiam as trilhas do jângal para que marcassem o matador, de modo que pudesse ser sempre reconhecido.
Tha perguntou a todos quem queria ser o chefe do povo, o macaco gris saltou dos galhos onde vivia e respondeu que seria o chefe; mas o macaco ficou a pular , brincar e coçar .
Quando Tha voltou de novo, encontrou o macaco Gris de cabeça para baixo, pendurado pelo rabo num galho, fazendo macaquices para o povo do Jângal, que começou a gozar dele. Tinha assim desaparecido a lei, sendo substituída pela conversa tola e sem sentido.
Então, Tha  chamou todos e disse:
- O primeiro chefe que eu dei a vocês, trouxe a morte para o Jângal. É tempo de vocês terem uma lei que não seja quebrada. Será ele o medo. Quando encontrarem o medo, verão que é ele realmente o vosso chefe.
Então o povo do Jângal perguntou:
- Que é o medo?
E Tha respondeu:
- Vocês aprenderão em breve. Procurem!
Então o povo do Jângal espalhou-se à procura do medo. Certo dia os búfalos... Mysa o chefe dos búfalos neste instante mugiu concordando com Hathi. E Hathi continuou:
- Sim, Mysa, os antepassados dos teus búfalos, vieram com a notícia de que no meio da floresta, numa gruta, morava uma criatura sem pelo no corpo e que andava de pé. O povo do Jângal foi até à gruta, e encontrou o medo. Quando nos viu chegar, o pelado gritou, e sua voz nos fez ficar com o medo que até hoje nos causa, sempre que o ouvimos.
Quando o Primeiro dos Tigres ficou sabendo que o povo do Jângal tinha encontrado o medo lá naquela gruta, disse:
- Irei ver essa coisa nua e lhe quebrarei o pescoço.
Disse e fez. Andou a noite toda até a gruta e foi então que as árvores e cipós do caminho atentos às ordens de Tha o riscaram de listras nas costas, na testa e no focinho. Sempre que esbarrava num galho ou cipó, ficava com uma listra ou pinta nova em sua pelagem amarela. E essas marcas até hoje seus descendentes as usam.
Quando ele chegou à gruta, o pelado apontou para ele e disse:
- O manchado aí vem.
O primeiro dos tigres teve medo do pelado e voltou, miando, para o mato. Tão alto miava o tigre, que Tha o ouviu e perguntou:
- O que aconteceu?
- Achei o medo, e ele me expulsou e me chamou de sujo e fiquei mal visto pelo povo do Jângal.
- E por quê? Perguntou Tha.
- Porque eu estava todo listrado de lama!
- Então vá lavar-se no rio, para que tuas listras saiam. Ordenou Tha.
Então, o tigre se banhou no rio para tirar as manchas, mas nenhuma listra saiu.
- O que fiz para ficar assim? Perguntou o tigre.
- Você matou um gamo e espalhou o medo em nosso povo.
Tha então mandou o tigre embora, mas antes disse para o tigre que uma noite a cada ano, quando ele encontrar o pelado, cujo nome é Homem, não terá medo, mas o pelado sim.
Logo depois, ele foi beber água, viu refletir suas listras nas águas e lembrou que o pelado tinha lhe chamado de sujo, então percorreu a selva, esperando o dia que Tha lhe prometeu.
 Ele esperou a lua e foi atrás do pelado, e lhe quebrou a espinha com uma patada, imaginando assim ter matado o medo.
Tha logo ficou sabendo da morte do pelado e foi arás do tigre e para alertar que havia muitos pelados. E para lhe dizer que por ter matado o pelado, ninguém mais iria arás dele, nem dormiriam perto dele.
Quando amanheceu, apareceu na boca da gruta outro pelado, e viu o que o tigre havia feito a seu irmão, e pegou uma enorme lança, com uma ponta afiada, atirou no tigre, que correu até que quebrasse a vara.
Os filhos do Jângal então ficaram sabendo que os pelados poderiam matar de longe e ficaram com medo do Homem. E que foi o primeiro dos tigres que ensinou o homem a matar.
Hathi mergulhou a tromba na água, dando assim por encerrada a história.
Mas Mowgli perguntou a Baloo por que os tigres alimentam-se de carne hoje, se antigamente eles comiam apenas folhas de árvores e ervas. O que foi que o levou a comer carne?
E Baloo respondeu:
- Porque ele quebrou apenas o pescoço do gamo e não o comeu, mas as árvores e cipós o haviam marcado. Por isso, o tigre não se alimentou mais de folhas e ervas rasteiras.
Mowgli perguntou se Baloo conhecia esta historia e ele respondeu:
- Sim, eu sei de muitas histórias, Mowgli


Livro da Selva - Rudyard Kipling

2 comentários:

Chefe Hathi disse...

Muito boa história!
Consegui adaptar perfeitamente para contar as minhas crianças!
Muitas lições!

DJ Mestre disse...

Esse mito ou lenda contado aqui, tira algumas coisas da bíblia,os animais selvagens se alimentavam de vegetais, o homem vivia nu,o pecado fez o homem sentir medo, haverá um juízo final,ha um criador. Outros mitos e lendas de outros povos também falam de uma criação, um criador, um dilúvio,um caos, uma desordem,um julgamento etc. Tudo isso só mostra que a bíblia sagrada é verdadeira!