quarta-feira, 18 de setembro de 2013

meu momento akelá

Então voltei pra postar minhas historias da jângal.
são história que servem de fundo as atividades da alcatéia .
Eu sou akelá - o mais velho lobo da matilha - tá nem tão velho.
Postando as historia que fui resumindo e ajudo outros chefes de lobinhos e dou algumas historias profundas pras mães contarem pros filhos .

 A primeira história é :


Os Irmãos de Mowgli

Há muito tempo, na Índia, nas colinas de Seone, por onde corria o grande rio waingunga  um enorme tigre manco percorria a selva em busca de alimento.
Ele estava acostumado a caçar bois gordos e presas mais indefesas, pois sua dificuldade em andar também o impedia de caçar outras presas.
Chegou a uma clareira onde estava acampada uma família, e pensou no banquete que iria fazer com aquele homem que dormia, ou melhor, ainda, aquele menino, que ali se encontrava.
Assim, ele deslizou em direção à fogueira, mas por não prestar atenção por onde andava, acabou machucando as patas, quando pisou nas brasas da fogueira. A dor o fez rugir e despertou a família acampada. O tigre, então, não teve outra saída senão escapar, furioso e mancando.
O homem e sua mulher ficaram apavorados com o ataque do tigre e não perceberam que o menino, seu filho Nathoo, tinha resolvido andar pela noite, não imaginando o perigo. 
Perto dali na toca dos lobos, mãe loba, pai lobo e seus lobinhos recebiam em sua toca o Tabaqui, um chacal, conhecido como limpa pratos por sempre se alimentar dos restos deixados por outros animais. O tabaqui era um animal desprezível sempre fazendo fofoca e se aproveitando dos outros.
O tabaqui havia lhes contado que Shere-khan havia mudado seu local de caça, os lobos ficaram preocupados, pois com certeza isso traria confusão com a aldeia de homens, era sabido que Shere-khan não respeitava nada. Muito menos as leis do jângal.
Enquanto isso com o passo inseguro o pequeno menino que tinha escapado do ataque de Shere-khan, foi subindo a colina e sem saber como, entrou na toca dos lobos.
 Ao ver que o menino entrava sem medo em sua toca, e sabendo que o Shere-khan o queria devorar, o pai lobo pegou o menino e colocou entre seus lobinhos recém-nascidos, que estavam brincando por perto da mãe loba, Raksha.
Raksha viu o pequeno filhote de homem juntar-se sem receio com seus lobinhos e ficou com ele.
Pouco tempo depois, Tabaqui, o chacal, procurou Shere-Khan e lhe disse: 
- Shere-khan, sei onde está o menino que tanto lhe dá apetite. Se o matares, podes me dar uma parte como prêmio, por lhe haver dito o esconderijo.
Shere-Khan concordou e ele contou que o menino estava na toca dos lobos.
Shere-Khan foi, em seguida, à entrada da toca dos lobos que era muito estreita e rugindo exigiu que lhe entregassem o menino , já que era sua caça de direito .
Mãe loba que era conhecida como a Raksha a demônia avisou ao tigre que não entregaria Mowgli a pequena rã – deu lhe este nome por ser liso sem pelos, porque o considerava um filhote.
O tigre não ficou nada satisfeito mais resolveu não enfrentar a mãe loba,
O pai lobo ainda advertiu o tigre que fosse buscar seu alimento em outro lugar, e que ele não devia quebrar as leis da selva, que proíbe a um animal matar um ser humano, porque isto faz com que muitos homens se reúnam para capturar o assassino.
Shere-Khan rugiu com raiva e começou a fazer ameaças ao pai lobo e sua família. Raksha se uniu ao marida para expulsar o tigre dali, pois ela havia se proposto a cuidar do menino. E neste momento ela soube que um dia Mowgli cresceria e teria condições de matar Shere-Khan.
Era sabido por todo o jângal que depois que um filhote de lobo fosse desmamado e fosse começar a caçar ele então deveria ser levado a Roca do Conselho, para que fossem apresentados aos outros lobos .
Isto era feito para que o jovem lobo fosse protegido e livre de um ataque de outro lobo até que fosse capaz de caçar sozinho.  Akelá –  chefe da alcatéia os apresentava dizendo;
- Olhai lobos, olhai bem!
Veio então o tempo de apresentar os lobinhos de Raksha a Alcatéia na Roca do Conselho. Pai lobo e mãe loba levaram então seus filhotes e Mowgli para serem apresentados á  roca. Mowgli brincava despreocupado com as pedrinhas do chão. Era uma linda noite de lua cheia.
Nesse momento surgiu Shere-Khan rugindo e exigindo sua presa:
- O filhote de homem me pertence, exijo que me devolvam.
Alguns lobos concordaram coma Shere-khan achando que Mowgli poderia trazer algum problema pra a alcatéia.
Fez-se então silencio e Akelá disse que Shere–Khan não tinha direito de falar naquele conselho, porém para Mowgli fosse aceito, ele teria que ser recomendado por dois membros da floresta como mandava a lei da selva. E perguntou quem poderia falar em nome do menino.
De repente apareceu das sombras um grande urso pardo Baloo – conhecedor das leis e famoso por ensinar as leis aos filhotes e se propôs a ensinar a Mowgli as leis do Jângal, as diferentes vozes dos animais e os diferentes tipos de comida assim como fazia com os demais.
Então Akelá pediu para que outro morador da floresta falasse em nome da pequena rã.
 Nesse momento ouviu-se a voz de Baguera:
- É uma vergonha matar um filhote – cruzando seu olhar com o de shere-khan – e por outro lado este filhote de homem pode nos ser útil no futuro quando for maior. E de acordo com a lei do jângal ofereço um touro gordo que acabo de matar em troca da aceitação do menino.
Pra os lobos famintos era demais recusar a oferta de Baguera e aceitaram sua oferta.
Então Akelá pronunciou sua frase:
- Olhai lobos, olhai bem!
E assim começou as aventuras de mowgli junto do povo livre das Colinas de Seone



Livro da Selva - Rudyard Kipling

Nenhum comentário: