quarta-feira, 18 de setembro de 2013

As caçadas de kaá

As Caçadas de Kaa

Mowgli passou a fazer parte da Alcatéia, era um grande amigo dos animais da do jângal. Com eles aprendia a caçar, a brincar. Baloo lhe ensinava a lei, a falar com os outros animais, Baguera a caçar a subir em árvores, a ser rápido e atento.
Certa vez Baguera conversava com Baloo sobre Mowgli e advertiu o urso de que ele andava sendo muito rígido com o menino. Nesse momento Mowgli chegou, e disse a Baloo e Bagheera que havia conhecido um povo muito alegre e que queriam que ele fosse seu rei – os  Bandar-Logs.
Baloo ficou muito bravo com o menino e o advertiu:
- Eles não têm leis como os lobos, somente falam para os outros que possuem uma; se consideram muito inteligentes e espertos, mas nunca fazem nada, apenas falam muito, em vez de trabalhar. Vivem brincando e fazendo macaquices. Nada no jângal tem a ver com eles; são covardes e sobem nas árvores para atirar cocos e galhos nos animais feridos. Sempre estão pensando em criar suas leis, porém se esquecem com facilidade de seus interesses.
Depois dessa conversa, Mowgli foi dormir com Baloo e Baguera, achando que aquela conversa toda tinha sido um grande exagero. Porém, os Bandar-Logs  aproveitaram e sequestraram Mowgli.

 Eles haviam estado observando-o por todo tempo entre as árvores, enquanto construía uma casa pequena com galhos e folhas para se esconder. Pensaram que seria muito bom aprender a construir casas como Mowgli.
Enquanto o menino dormia, se arrastaram até perto deles e os mais fortes pegaram-no pelos braços, subiram até o topo das árvores e correram quilômetros e quilômetros com ele, saltando por entre as árvores em direção as Tocas Frias que era onde os macacos diziam ser sua cidade, onde se brincavam de se parecer com homens. Às vezes saltavam com Mowgli por espaços abertos, de uma árvore à outra.
Enquanto “voava”, Mowgli pensou que tinha que sair daquela situação ia pedindo auxílio aos animais amigos.
Lá no alto, no céu, Chill, o urubu voava Mowgli o saudou dizendo “somos do mesmo sangue irmão “ e pediu que urubu avisasse Baloo e Bagheera do que estava acontecendo.
Quando Chill encontrou Baloo e Baguera, eles já estavam indo atrás de Mowgli. Mas, Baloo já estava velho e não podia andar tão depressa quanto os macacos. Então tiveram a ideia de procurar Kaa, pois ela era o único animal do jângal que os Barda-logs temiam, pois podia chegar ao alto das árvores e os hipnotizar com o olhar.
No caminho, encontraram Kaa, a grande serpente píton, de nove metros de comprimento e lhes pediram ajuda, dizendo que os Barda-logs aviam pegado Mowgli.
Kaa era muito astuciosa e foi facilmente convencida a ajudar; porque, Bagheera lhe contou que os macacos a haviam chamado de “Lombriga-amarela-da-terra-sem-pés”. Kaa não era muito de se irritar, mas esta falta de respeito a fez ficar furiosa   e a a se juntar a eles para salvar Mowgli.

Baloo, Bagheera e Kaa então seguiram pras Tocas Frias. Bagheera, rápida, se adiantou chegou primeiro e lançou se sobre os macacos e foi atacando sem pensar, mas havia milhares deles.
Os Barda-logs atiraram Mowgli no fundo de uma sala sem portas que estava repleta de serpentes venenosas.  Eles então pularam em cima de Bagheera e quando a pantera negra percebeu que ia ser dominada atirou-s num poço.
Enquanto isso no fundo da sala, Mowgli ao perceber que estava cercado de serpentes, fez o que Baloo havia ensinado, usando a língua das cobras falou: “Somos do mesmo sangue, tu e eu, irmãozinho”, e desta maneira as cobras não o picaram porque o reconheceram como igual.
Baloo chegou as tocas frias um pouco depois de Baguera estava lutando bravamente , quando chegou Kaa que, usando toda sua habilidade se lançou se   sobre o bando de macacos dando golpes com sua dura cabeça para direita e para a esquerda,  foi espalhando o terror com seus assovios. Os Barda-logs temem terrivelmente kaa e fugiram desesperadamente para os telhados em ruins das Tocas Frias
Baloo e Kaa aproveitaram pra socorrer Bagheera e depois Kaa  resgatou Mowgli, fazendo com sua cabeça um enorme buraco na parede onde o menino estava preso ajudando –o a escapar.
Mowgli ao ser resgatado reconheceu seu erro e prometeu sempre ouvir os conselhos que lhe fossem dados. Seus amigos aceitaram suas desculpas, mais lhe deram um castigo para que ele pagasse sua divida.
Kaa então começou a dar voltas em um campo aberto, enquanto assoviava. Os macacos que estavam no topo dos telhados e das árvores perceberam que ela estava dançando a “Dança da Fome”.  E quando kaa começa sua dança se enroscando e dando volta sobre si mesma, os macacos não podem resistir à tentação de observá-la, e  ficam fascinado por essa dança até serem hipnotizados . Kaa então ordena que eles a cercasse, até que fiquem tão perto, que ela possa pegar um a um para depois comê-los e satisfazer sua fome.

Mowgli, Bagheera e Baloo depois dessa aventura voltaram para casa com a promessa do menino de que passaria a ouvir os conselhos de Baloo, para não se meter mais em encrencas.




Livro da Selva - Rudyard Kipling

Nenhum comentário: